quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

NOSSA FAMÍLIA

Tradução livre de: http://www.ayearoffhe.net/2010/01/week-3-our-family.html

Você Precisará de: escrituras, folha de papel sulfite, tinta guache (uma cor para cada integrante da família), uma foto da família

Escritura:  1Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.
Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa;Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra. E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.

                                                                                     Efésios 6:1-4

Primeiro Hino: A família é do Senhor

Lição:

Cada um de nós tem um papel importante em nossa família. Através dos profetas o Senhor tem explicado como os pais, mães e filhos devem se comportar e se sentir com relação um ao outro. Nós precisamos aprender o que o Senhor espera que façamos para cumprir nosso propósito como família. Se cada um fizer sua parte ficaremos unidos para sempre.

Os pais devem ensinar aos filhos o evangelho.Também devem ensinar aos filhos como orar e obedecer aos mandamentos. Os maridos e esposas devem mostrar amor e respeito um pelo outro e pelos filhos tanto por ações quanto por palavras. É bom sempre ter em mente que cada membro da família é um filho de Deus. Os pais devem tratar seus filhos com amor e respeito, sendo firmes porém amáveis.

O papai compartilha as bençãos do sacerdócio com os membros da família. Ele deve ser um bom exemplo para a família ao guardar os mandamentos. Devem passar um tempo com cada filho individualmente, ensinando princípios corretos e conversando com eles sobre seus problemas e preocupações e os aconselhando com amor.Também é dever do pai prover as necessidades físicas da família, se assegurando tenham comida, casa, roupas e educação. Mesmo que não consiga fazer isso sozinho ele não deixa de ter a responsabilidade de fazer isso por sua família.

Os profetas dos Últimos-Dias ensinaram que "o dever primário da Mãe é nutrir seus filhos". A mamãe deve passar tempo com seus filhos e ensinar a eles o evangelho. Ela deve brincar e trabalhar com eles para que eles descubram o mundo ao seu redor. Ela também precisa ajudar a família a saber como fazer do lar um lugar agradável pra se estar. Se ela for calorosa e amorosa, ela ajudará seus filhos a se sentirem bem consigo mesmos.

O Livro de Mórmon conta a história de um grupo de 2.000 jovens que cresceram para a grandeza por causa dos ensinamentos de suas mães (Alma 53:16-23). Guiados pelo profeta Helamã, eles batalharam contra os seus inimigos. Eles aprenderam com a suas mães a ser honestos, bravos e dignos de confiança. Suas mães também ensinaram eles que se eles não duvidassem Deus os livraria (Alma 56:47). Todos eles sobreviveram à batalha. Eles tiveram fé no ensinamento de suas mães, dizendo, "Não duvidamos de que nossas mães o soubessem" (Alma 56:48). Cada mãe tem um testemunho que tem um efeito profundo em seus filhos.

Os filhos compartilham com seus pais as responsabilidades de construir um lar feliz. Eles devem obedecer aos mandamentos e cooperar com os outros membros da família. O Pai Celestial não fica satisfeito quando as crianças brigam. 

O Senhor deu o mandamento às crianças de honrar seus pais. Ele disse: "Honre teu pai e tua mãe para que seus dias se prolonguem na Terra" (Êxodo 20:12). Honrar seus pais significa amá-los e respeitá-los. Também significa obedecê-los.

O presidente Spencer W. Kimball disse que as crianças deveriam aprender a trabalhar e a compartilhar responsabilidades em seu lar. Eles devem ter tarefas para manter a casa arrumada e limpa.

- Discuta com cada membro da família como eles podem contribuir com a felicidade da família. Isso pode incluir itens que já foram mencionados como tarefas domésticas e outras responsabilidades. 

Você pode fazer novas metas familiares baseadas na lista abaixo.

Todos nós queremos ter famílias felizes e bem sucedidas. A lista que se segue nos ajudará a conseguir isso (Retirado do Manual Princípios do Evangelho):

1 - Fazer oração familiar toda noite e manhã
2 - Ensinar os filhos o evangelho toda semana na Noite Familiar
3 - Estudar as escrituras regularmente individualmente
4 - Fazer coisas juntos como projetos de serviço, passeios e tomadas de decisão
5 - Aprendermos a ser bondosos, pacientes, resignados e caridosos
6 - Ir na igreja todos os domingos
7 - Manter a história da família, ir ao templo e receber as ordenanças sagradas
8 - Seguir o conselho do Senhor em D&C 88:119: Organizai-vos; preparai todas as coisas necessárias e estabelecei uma casa, sim, uma casa de oração, uma casa de jejum,uma casa de fé, uma casa de aprendizado, uma casa de glória, uma casa de ordem, uma casa de Deus".
    

Se quiser fiz uma arte com essa escritura, bem simples, que vou imprimir e colocar em um quadrinho, vou colocar o link do arquivo AQUI

Atividade:

Vamos fazer uma árvore de dedos com tinta guache, essa ideia eu tirei do blog As Tontas Vão ao Céu que achei uma graça. Espero que gostem.




Outra ideia é pedir para as crianças fazerem um desenho da família e depois falarem sobre coisas que gostam na família e coisas que podem melhorar.

Casais com adolescentes podem fazer um quadro de metas para o ano.


Hino de Encerramento:
Vamos ensaiar o hino do tempo de compartilhar de Janeiro: Sou um filho de Deus


Nenhum comentário:

Postar um comentário